16/09/2015

Academia de Música

(Carregue na imagem para visitar o site da Academia de Música do CNM)


Marcelo dos Reis

É uma voz proeminente da nova geração de improvisadores europeus. Toda a sua obra tem sido amplamente aclamada, e além de todo o reconhecimento, foi nomeado um dos cinco melhores guitarristas por dois anos consecutivos na publicação El Intruso, no Anual Internacional Critics Poll, que reúne jornalistas de 18 países diferentes.

A sua abordagem idiossincrática à guitarra, coloca-o como uma faz figuras-chave da nova música portuguesa, dos doze discos editados, todos eles são aclamados pela crítica especializada nacional e internacional.

Trabalha em grupos como Pedra Contida, Open Field, Staub Quartet, In Layers, em duo com Luís Vicente e Eve Risser, Chamber 4 e Fail Better!, estes dois últimos foram considerados grupos revelação a uma escala mundial pela crítica especializada.

Para além dos seus projetos, já partilhou o palco com dezenas de músicos, tais como: Burton Greene, Elliott Sharp, Burkhard Beins, Liz Allbee, Evan Parker, Nate Wooley, Mette Rasmussen, Carlos “Zíngaro”, Eve Risser, Toshimaru Nakamura, Andrea Neumann, Théo Ceccaldi, Wener Dafeldecker entre muitos outros.

Trabalha com música para teatro, onde colabora em uma base regular com a companhia Marionet. É Atualmente coordenador e docente na Academia de Música do Centro Norton de Matos. Foi vice-presidente do Jazz ao Centro Clube. É membro fundador do ciclo de música Double Bill, e um dos criadores da editora discográfica CIPSELA.

Discografia:

Marcelo dos Reis – Cascas (Cipsela, 2017)
Marcelo dos Reis/Eve Risser – Timeless (JACC, 2017)
Pedra Contida – Amethyst (FMR, 2017)
Chamber 4 – City of Light (Cleand Feed, 2017)
Staub Quartet – House Full of Colors (JACC, 2017)
In Layers (FMR, 2016)
Fail Better! – Owt (No Business, 2016)
Marcelo dos Reis/Angélica V. Salvi – Concentric Rinds (Cipsela, 2015)
Chamber 4 (FMR, 2015)
Open Field + Burton Greene – Flower Stalk (Cipsela, 2015)
Pedra Contida – Xisto (JACC, 2014)
Fail Better! – Zero Sum (JACC, 2014)